Banda Municipal
de Valpaços
História
Fundada no final do século XIX, é uma banda filarmónica que nasceu com o sonho de alguns Valpacenses amantes da música; como todas as instituições para além do Marão, passou por períodos de dificuldade e até mesmo de extinção (entre finais da década de 50 e 1975).
Foi em 1975 que os antigos músicos regressados do Ultramar uniram esforços e a reativaram.
A Banda Municipal de Valpaços, conta actualmente com 50 elementos, todos muito jovens e é dirigida pelo Maestro Francisco José Clemente Sousa, professor de Educação Musical que diversificou, modernizou e aperfeiçoou o repertório.
Representa o município em todos os eventos culturais locais, nacionais e internacionais, destacando-se as digressões ao Luxemburgo no anos de 1999 e 2003 e a Paris em Junho de 2004.
Já participou em vários Encontros de Bandas. Já actuou no famoso Europarque, em Stª Maria da Feira, em 2008, e na Casa da Musica, no Porto, em 2009.
A Banda é uma instituição totalmente autónoma, que tem o prazer de colaborar com a autarquia.
No Concelho de Valpaços existem três Bandas:
- Banda Municipal de Valpaços.
- Banda Filarmónica da Casa do Povo de Vilarandelo.
- Banda Filarmónica de Carrazedo de Montenegro.
Curriculum de Francisco Sousa: |
||
- Grau de Licenciatura no Curso de Professores do Ensino Básico – 2ºCiclo Variante de Educação Musical, com a média final de 16 (dezasseis) valores, da Escola Superior de Educação Jean Piaget / Nordeste, com inicio em 1996 e conclusão em 1999. - Certificado de Pós-graduação em Administração e Organização Escolar. - Curso Complementar de Clarinete.
Ensaios Gerais: - Sextas, 21h30. - Sábados, 15h30. |